15/01/2011

Placa de video ADM Readeon 9670 - PC

Desde a aquisição da ATI pela AMD em 2006, suas placas de vídeo passaram por uma grande evolução tecnológica. Um exemplo disso é a AMD Radeon 6970, último lançamento da empresa, que chegou ao mercado norte-americano no final de 2010 e só agora começa a aparecer nas lojas de informática de todo o Brasil.

Apesar de seu preço salgado, cerca de R$ 1600, a placa prova que pode rodar jogos com quase todos os efeitos no máximo e sem deixar o micro engasgar na hora mais importante: a da diversão.

Conhecendo o brinquedinho

Medindo 27 centímetros de comprimento a Radeon HD 6970 é a primeira placa de vídeo da AMD que traz a arquitetura Cayman, que em português claro, tem um desempenho melhor em aplicativos que usam intensamente mudanças geométricas repentinas, ou seja, jogos. Isso tudo porque a placa tem 2 GB de memória GDDR5 que opera a 1375MHz. Teoricamente a placa pode processar 176GB/s de dados por segundo, um número robusto e de respeito.

Além disso, no lado controlador a HD 6970 tem um novo software de controle, o Catalyst Control Center, no qual os jogadores mais observadores podem fazer ajustes para melhorar as imagens. Outro recurso da GPU é a tecnologia PowerTune, que roda em segundo plano ajustando o desempenho da placa ao mesmo tempo que previne superaquecimentos - e impedindo que o investimento feito não seja jogado pelo ralo.

A placa de vídeo tem duas saídas mini-DisplayPort 1.2, um conector HDMI 1.4a e dois plugs DVI-D. O DisplayPort 1.2 é um novo padrão de saída de vídeo que permite ligar até três monitores. Para isso, é necessário que os monitores sejam compatíveis com o padrão e sejam ligados em cascata (um ligado no outro) ou usando um hub de transporte multi-stream Eyefinity (de preferência um recomendado pela AMD). No frigir dos ovos, isso significa ligar até seis monitores simultaneamente, o que é ótimo para profissionais de vídeo que precisam de uma área de trabalho enorme.


Conclusão

A AMD Radeon 9670 é uma placa de vídeo para entusiastas e ponto final. Com uma arquitetura robusta, ela roda todos os jogos da atualidade, sempre mantendo resultados excelentes. Seu grande número de conexões de saídas de vídeo permite ter uma central de monitoramento com apenas um computador. Claro que para ter uma belezinha dessas na máquina é preciso desembolsar uma grana preta, mas o custo benefício vai proporcionar jogos em alta definição por mais alguns anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário